Home

O Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, inaugurado no dia 04 de março de 2013, tem como objetivo dar a conhecer outras perspectivas e visões do Vale Glaciar do Zêzere e as potencialidades turísticas do Concelho de Manteigas.

Um equipamento único na região e que funcionará como excelente meio de captação de visitantes e de divulgação do território.

A principal atracção do Centro Interpretativo é um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, patri­mônio natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo, saltos de milhares de anos, para, com o recurso a representações 3D, me­lhor se compreender o fenómeno da glaciação.

O Centro Interpretativo conta ainda com duas «janelas» para Manteigas (presente e passado), qua­dros interativos sobre a fauna e flora predominantes no Vale, um módulo sobre os percursos pedestres e a narração de uma história relacionada com a atividade florestal (antiga Casa do Guarda Florestal) num cená­rio criado em torno da lareira existente no edifício.

Testemunhos

"Academia Sénior da Covilhã agradece todo a amabilidade e simpatia de quem nos recebeu! Gostamos muito!"

Academia Sénior da Covilhã - 25 de Janeiro de 2020

"Parabéns pelo centro interpretativo e pelo reviver de tempos passados. E que falta fazem estes vigilantes e guardas nas nossas florestas. Voltem! São precisos e serão bem-vindos!

25 de Janeiro de 2020

"Muito informante e com guia extremamente dedicado e conhecedor. Obrigado"

Maria - 27 de Outubro de 2019

"O centro interpretativo é muito surpreendente, a ocupação do espaço ficou otima, muito atraente para os visitantes!"

Christine, Vera e Hércules - 21 de Setembro de 2019

"Maravilhosa a natureza! A história, tudo nos surpreendeu, adoramos, vamos voltar!! Oxalá que sim! É bom sinal!?"

Eva, José e Ana Luísa - 19 de Setembro de 2019

"Centro interpretativo muito bem organizado, com informação muito útil. Guia simpático. Parabéns! Muito Obrigado."

Família Carvalho - 21 de Agosto de 2019

"Gostamos muito de conhecer e ver o histórico do glaciar do Zêzere!"

Olinda Brandão e Henrique Brandão - 15 de Agosto de 2019

"Somos de Porto Alegre - Rio Grande do Sul Brasil e adoramos este lugar. Muito interessante e maravilhoso!

Família Willa - 31 de Julho de 201

"Uma surpresa! Dá-nos uma visão só possível do ar,o que é muito importante para nos enquadramos no maciço da Estrela."

Luísa Maria Alaves e Encarnação Bettencourt - 12 de maio de 2019

"Nesta visita do grupo da Universidade Sénior da LAPA - Liga dos Amigos do Bairro dos Penedos Altos, Covilhã, ficamos com vontade de voltar com familiares e amigos. Obrigado.

José Manuel Duarte - 15 de Março de 2019

«Que excelente experiência. A reutilização da Casa dos Guardas Florestais, que alberga hoje o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, é algo que se deve felicitar e divulgar.
Com um projeto arquitetónico que alia a tradição do Vale do Zêzere a um edifício funcional com elementos multimédia que permitem uma vasta autonomia na análise dos conteúdos existentes, foram diversos os elementos que nos permitiram usufruir uma fantástica experiência: a viagem de dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere, a apresentação da história da Casa dos Guardas Florestais ao abrigo da lareira, as janelas do passado e do presente de Manteigas, com informação útil sobre os pontos a visitar, bem como a fauna, a flora e os passeios pedestres a realizar no Vale.
Para além de todas as animações multimédia, que não ficam a dever nada a centros homólogos, nacionais ou internacionais, destacávamos também a simpatia, tranquilidade e diligência colocada na receção e acompanhamento dos visitantes, e que tão bem retrata o acolhimento típico das Beiras.
As maiores felicidades para este empreendimento. Que seja fonte de informação e diversão para todos os que visitem Manteigas.»
Família Alexandre | 18 de dezembro de 2014

Câmara Municipal de Manteigas 2020